Como começar
Se você deseja começar um projeto de desenvolvimento de jogos de RPG, mas não sabe por onde, aqui propomos um pequeno caminho!
Tenha uma ideia!
"Quero trabalhar com RPG na escola!", "Quero ensinar sobre outras culturas!" ou "Quero desenvolver um jogo com os estudantes!" é um ótimo começo! Pense no que você gostaria de desenvolver, seus objetivos e como poderia fazer isso. Uma ideia é uma fagulha! Conheça os estudantes, suas necessidades pedagógicas, seus interesses e a instituição em que pretende começar o projeto. O CAITA pode te ajudar a desenvolver essa ideia!
Planeje!
Agora é a hora de conhecer as trilhas do CAITA, fazer seu itinerário, ou seja a unidade de estudo (seu projeto!) e levar para a sua instituição! Se outras pessoas se interessarem você pode transformar em uma proposta interdisciplinar, mas não se preocupe caso não tenha engajamento externo, pense na implantação de seu projeto individualmente com turmas ou grupos. Acredite na sua iniciativa e apresente seu projeto a parceiros e à equipe gestora da instituição em que pretende executar o projeto e....
Mãos à obra!
Todos preparados para desenvolver seus jogos? Mãos a obra! É hora da invenção! O CAITA é uma abordagem com diversas atividades que podem ser adaptadas à sua prática! Junto com os estudantes um jogo será desenvolvido! Lembre-se, como toda boa trilha, serão necessárias muitas pausas para adaptar, apreciar a vista e fazer decisões. Caso tenham esquecido algo no caminho, retornar também é sempre possível.
Compartilhe!
Divulgue seu projeto e valorize a invenção dos estudantes! Faça uma feira na escola, uma exposição online ou presencial. Compartilhe sua experiência com outros educadores e com a comunidade de sua escola. Compartilhar contribui para a democratização do conhecimento e de projetos educacionais transformadores!
DÚVIDAS
Quem pode participar do meu projeto?
O CAITA pode ser adaptado para crianças, adolescentes e adultos. Nossa sugestão é que o projeto seja utilizado a partir dos anos finais do Ensino Fundamental - lembrando que você pode adaptar as atividades de cada trilha de acordo com a faixa etária do grupo.
Quando devo começar o projeto? Qual o tempo estimado para implementá-lo?
Você pode começar o projeto em qualquer período do ano e pode transformá-lo em uma atividade prática permanente. Sabemos que cada turma e grupo possui um ritmo específico e é sempre importante acompanhar e respeitar esse tempo, sendo assim, as atividades não possuem indicação de tempo, pois cada professor-mediador pode adaptar de acordo com sua realidade. Em termos gerais, imaginamos que o tempo mínimo a ser realizado seja de 12 horas - mais ou menos, algo como 15 períodos de 50 minutos, distribuídos entre atividades específicas para o professor-mediador e estudantes.
Devo realizar meu projeto em horário de aula ou fora dele?
Você decide! É possível incluir as atividades durante os períodos regulares de aulas. No entanto, sabemos que as disciplinas, principalmente de artes, possuem uma carga horária menor em relação a outras. Se você é professor e pretende aplicar seu projeto em uma escola no horário regular, é interessante mobilizar outro professor para que atue em conjunto com você. Ações interdisciplinares são enriquecedoras e podem gerar resultados incríveis! O projeto também pode ser usado no intuito de ampliar o tempo de permanência de estudantes em sala de aula como propostas de educação integral, de oficinas ou de projetos sociais em turno oposto. São muitas as possibilidades e você pode escolher a que se adaptar melhor à sua realidade.
Qual a ênfase do CAITA? Quando vou usá-lo?
A ênfase está no processo de desenvolvimento colaborativo de jogos de RPG pelos estudantes. Você irá usar o CAITA quando quiser elaborar uma unidade de estudo (um projeto!) de desenvolvimento colaborativo de jogos. O CAITA apresenta uma proposta interdisciplinar com as Artes Visuais, sendo assim, as atividades são pensadas colocando em evidência questões relacionadas a Cultura Visual, a invenção de imagens e de si mesmo enquanto produtor de ideias e de visões de mundo. Este projeto não visa o desenvolvimento solitário de um jogo pelo professor-mediador e sim, no desenvolvimento de um jogo em conjunto com outros participantes. É importante também salientar que enquanto processo, esta proposta não visa necessariamente a finalização do produto (jogo). A experiência em si se dá nos processos individuais e grupais de desenvolvimento, de pesquisa, de tomada de decisões e de problematizações acerca das imagens, dos contextos e de conflitos, caso existam.
O CAITA é um modelo para o desenvolvimento de Unidade de Estudo, mas afinal, o que é uma Unidade de Estudo?
De acordo com Filatro (2008), a unidade de aprendizagem (também chamada de unidade de estudo) se trata de uma unidade que contém elementos necessários ao processo de ensino/aprendizagem. Nele constam os objetivos de aprendizagem, os papéis dos participantes desta unidade (professor-mediador, estudante ou outros participantes), as atividades, a duração destas atividades (você pode ler mais sobre isso na Trilha Conhecer). Sendo assim, a unidade de estudo se trata de um esquema estratégico feito pelo professor, similar ao plano de aula. O CAITA não traz uma unidade de estudo pronta, ou seja, não toma decisões pelos estudantes e pelo professor-mediador. Essa unidade de estudo após elaborada, pode ainda (e deve) sofrer modificações ao longo do tempo.